Go to Top

EleiçãoNet: gestão de processos eleitorais online

ID-100106086

A Incorp atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares para Conselhos Regionais. Neste período, identificou a necessidade dessas organizações de administrar suas eleições com ainda mais praticidade e consideráveis reduções de custos. O EleiçãoNet é uma forma estratégica para atender a necessidade de gestão facilitada deste processo, especialmente no auxílio à comissão eleitoral e no aumento da participação dos eleitores.

Um dos benefícios mais perceptíveis advindos da utilização do sistema é a comodidade oferecida a todos os profissionais registrados e aptos à participação do pleito. Votar sem sair de casa utilizando uma plataforma segura e eficiente revela-se como excelente estratégia para estimular um maior engajamento dos inscritos no conselho com a entidade.

Essa comodidade não abre mão, entretanto, dos mais rígidos padrões de segurança da informação para a organização das eleições. Todo o processo é realizado em acordo com padrões elevados de lisura tecnológica, podendo ser monitorado em tempo real pela Comissão Eleitoral. As operações manuais são mínimas e todo o ambiente virtual é configurado de acordo com as regras do processo eleitoral aprovado pelos Conselhos.

 

 

      

    Facilita o trabalho da comissão eleitoral

    Com as rotinas padronizadas, o processo eleitoral é agilizado e simplificado. A Comissão Eleitoral executa seu trabalho de forma mais tranquila e fácil.

      

    Redução de custos

    A utilização do EleiçãoNet elimina a necessidade de gastos com treinamento de mesários; impressão de cédulas de votação em papel; aquisição de materiais de expediente; aluguel de clubes ou salas, entre outros. Também não haverá implantação de seções eleitorais, uma vez que a eleição ocorrerá totalmente através da internet.

      

    Rapidez e divulgação do resultado

    Logo após o encerramento da eleição, os votos são apurados automaticamente e o resultado é divulgado de forma imediata.

      

    Praticidade para o eleitor

    O eleitor exerce seu direito de voto a partir de qualquer computador ligado à internet, em qualquer horário do dia ou da noite (dentro do período definido para a votação), sem esperar sua vez de votar em filas, sem deslocamentos ou custos adicionais.

      

    Aumenta a participação dos eleitores

    Pela praticidade gerada para o eleitor, o número de abstenções é reduzido quando comparado a uma eleição tradicional.

     

    Votação

    Após as configurações do sistema de acordo com o regulamento eleitoral da organização, a Comissão Eleitoral procede à Zerézima. Esse documento é a prova de que o banco de dados (a “urna) não contém voto algum. Clique na imagem ao lado para ver a amostra desse relatório.  Para votar, o eleitor digita ou clica no número da chapa correspondente e depois confirma sua escolha. O comprovante de votação é mostrado na tela e enviado para o e-mail do eleitor. Ele é a garantia do registro do voto.

    Apuração e divulgação do resultado

    Após o encerramento da votação, o processo de apuração eletrônica dos votos estará disponível para ser executado pela Comissão Eleitoral. Ao final, é mostrado o boletim de urna.

       
    Perfis de acesso

    Existem três perfis de acesso ao sistema:

     Administrador

    É o responsável pelas configurações necessárias ao funcionamento do sistema e monitora sua utilização pelos usuários

    Comissão Eleitoral

    Abre a votação para os eleitores, acompanha todo processo eleitoral até seu encerramento, apura os votos e emite o boletim de urna;

    Eleitor

    Os eleitores votam e emitem o comprovante de votação.

    security-iconSenha individual e secreta

    É obrigatório o uso da senha para qualquer perfil de acesso: Administrador, Comissão Eleitoral ou Eleitor. Os eleitores recebem correspondência personalizada que informa sobre a senha. O EleiçãoNet oferece suporte aos eleitores que esqueceram a senha ou não receberam correspondência. Eles confirmam alguns dados e o sistema envia nova senha por e-mail. 

    Configurações do sistema

    A própria Entidade realiza configurações no sistema: define o período da eleição (datas e horários de início e fim); cadastra os critérios estabelecidos para seleção da base de eleitores; e registra as chapas concorrentes com os respectivos candidatos. 

    Todas as etapas de configuração e votação do EleiçãoNet® são realizadas sob rigorosos critérios de segurança e qualidade. Esses processos são submetidos constantemente a auditorias e testes de outras empresas especialistas e independentes. Em todas as ocasiões em que o sistema foi utilizado, a solução mostrou-se eficiente nas avaliações referentes à segurança da informação e desempenho.

    Características do processo de votação

     

    • Garantia da autoria do voto;
    • Transparência comprovada durante todo o processo;
    • Interação descomplicada para usuários com qualquer nível de conhecimento em informática;
    • Voto sigiloso.
    • Agilidade no tempo de resposta do sistema;
    • Suporte de carga por quantidade de acessos analisados e garantidos;

    Segurança da plataforma

     

    • Sistema de código fonte descomplicado, disponível à qualquer tipo de auditoria de software e possíveis edições;
    • Hospedagem em servidores de alta segurança
    • Permite espelhamento de banco de dados para aumentar sua disponibilidade e facilitar seu gerenciamento;
    • Simulação de eleição com as mesmas características definidas pela comissão eleitoral;
    • Comunicação segura entre usuários e plataforma por meio de conexão criptografada (HTTPS), permitindo a autenticidade do servidor e cliente;

     

    Os vídeos abaixo explicam todo o processo eleitoral, desde sua configuração à apuração dos resultados. Basta clicar nos links abaixo.

     

     

    É possível identificar o voto do eleitor?

    Não. Para garantir o sigilo do voto, o EleiçãoNet não registra a data e hora que o eleitor votou, nem a ordem de votação entre eles. A gravação do voto também não possui referência de data e hora, evitando que haja alguma associação entre a ordem de votação e a ordem de gravação do voto. Na consulta de log, o sistema informa apenas que a votação foi concluída e indica o número do comprovante de votação e o endereço IP da máquina em que ele foi efetuado.

     Um eleitor pode votar por outro?

    Um eleitor só votará no lugar de outro se tiver conhecimento sobre seus dados (número de inscrição, CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe, município de nascimento). Para aumentar a segurança, o EleiçãoNet registra os endereços de IP das tentativas de votação e da votação propriamente dita. Caso um eleitor considere que outra pessoa votou em seu lugar, a Entidade deve informar ao eleitor qual endereço IP realizou a votação.

    Como conseguir o comprovante de votação se logo após o eleitor confirmar o voto cair a conexão com a internet?

    Se o eleitor concluiu a votação, mas o comprovante não foi exibido na tela após a confirmação do voto porque a conexão com a internet caiu, existem outras duas formas de consegui-lo após o restabelecimento da conexão: 1) o eleitor busca cópia do comprovante em sua caixa de entrada de e-mails; 2) o eleitor entra novamente no EleiçãoNet, o sistema verifica que ele já votou e exibe na tela o comprovante de votação.

    O que acontece com a votação caso haja alguma indisponibilidade do servidor que hospeda o EleiçãoNet?

    Quando há alguma indisponibilidade do servidor que hospeda o EleiçãoNet, uma mensagem é enviada para os e-mails cadastrados no sistema pela Comissão Eleitoral informando que o processo eleitoral está interrompido e que é necessário reabrir a votação. Enquanto o EleiçãoNet estiver interrompido, aguardando reabertura da votação, são registrados, através de log, os eleitores que tentaram votar nesse período.

      Após a abertura da votação, é possível realizar alguma alteração nas configurações?

     Não. O Módulo Administrador ficará inoperante desde a abertura da votação até o seu encerramento.

      O que é Zerézima?

     É o documento que informa que o sistema está zerado, ou seja, não contém votos. Ele é emitido pela Comissão Eleitoral durante a abertura da votação.

      O que é Boletim de Urna?

     É o documento que mostra o resultado da eleição. Ele é emitido pela Comissão eleitoral após o encerramento da votação. 

     O EleiçãoNet pode ser a solução pontual para organização dos seus processos eleitorais. Se deseja uma demonstração do produto ou quer maiores esclarecimentos sobre a solução, entre em contato por este formulário.